Iniciei minha graduação médica na Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 2000 quando me interessei por afecções do aparelho locomotor. Decidi, deste modo, fazer residência médica em Ortopedia e Traumatologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, em seguida, subespecializei em Cirurgia do Joelho em Belo Horizonte.

Dada minha origem familiar oriental, surgiu uma curiosidade em entender melhor os efeitos terapêuticos da acupuntura aplicado às patologias musculoesqueléticas como adjuvante ao tratamento ortopédico que já oferecia em consultório. Voltei para São Paulo no intuito buscar este conhecimento. Entretanto diversas dúvidas começaram a surgir. Para mim um novo mundo foi exposto: o estudo da dor e sua complexidade e o seu tratamento com sua interdisciplinaridade.

Foi desde então que comecei a explorar este novo universo com cursos de especialização na Universidade de São Paulo. Neste período tive o contato com as mais variadas áreas de conhecimento que tinham o mesmo objetivo: buscar o alivío da dor e o sofrimento de quem sente. Como? A resposta não é fácil e é o que todos nós almejamos alcançar.

Hoje sou colaborador da Clínica de Dor do Hospital das Clínicas da UFMG e procuro contribuir na formação dos novos especializandos interessados na área de dor. Por meio do Comitê de Dor da Sociedade Brasileira de Ortopedia de Traumatologia, publicamos em 2019 o Tratado de Dor Musculoesquelética, compilação inédita sobre os vários assuntos relacionados a dor nesta área, com importante contribuição de autores referência nas suas disciplinas.

© 2021 by Liu / Orgulhosamente criado com Wix.com